Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

segunda-feira, setembro 28, 2009

Saque emblemático

Caminhão tomba na BR 232, em Pesqueira, agreste pernambucano, ferindo duas pessoas e é saqueado. Sua carga de frios, lingüiça, salsicha, presunto, costela salgada foi quase totalmente roubada. Roubo famélico? Não. Pessoas de classe média paravam seus carros, motos e roubavam tudo o que podiam.

Uma equipe da Globo Nordeste no local, comandada pelo experiente e competente repórter Francisco José documentou o saque e entrevistou saqueadores. Um senhor muito bem vestido e bem apessoado justificou que não era certo o que fazia, mas como todo mundo pegava, pegou também.

Um jovem de moto chegou a debochar da situação. Perguntado se uma pessoa cometesse um crime para ele bastava como justificativa para também cometê-lo respondeu que não. Insistiu o repórter que ele cometia um crime, era roubo o que fazia. Ih, é? Então todo mundo também é, e abriu-se numa franca risada.

Uma Kombi da livraria Proec com logotipo e nome estampados na carroceria pára descem três ou quatro pessoas, funcionários da empresa, e se locupletam. Notando que estavam sendo gravados não se inibem, só aceleram os passos.

Ocorreu-me que naquele momento e naquela situação criou-se uma comunidade corporativa que, tacitamente de forma não verbalizada e talvez nem percebida como tal, se protegia e se apoiava para consumar o saque.

Nem mesmo o registro por câmeras e repórter os inibia de saquear e até debochar da situação.

Essas pessoas certamente em suas vidas privadas são pessoas comuns que levam uma vida comum. Trabalhadores honestos até que se apresenta uma oportunidade de roubo sem perspectiva aparente de repressão. Aí se tornam saqueadores, justificam seus atos equiparando-se ao grupo e voltam para casa com a sensação, muito comum no Brasil, de terem sido espertos. Ladrões, não, espertos.

E assim voltam para suas famílias e com elas compartilham a aventura por que passaram. Seguramente serão abraçados e parabenizados pelos belos presentes que trouxeram para todos.

Você nota que essa situação é exatamente a mesma nas câmaras municipais, assembléias estaduais e congresso nacional? A roubalheira e a falta de pudor com que saqueiam o dinheiro público não diferem em nada do saque do caminhão tombado. Olhando por esse prisma esses políticos representam sim o povo brasileiro.

Assim como os saqueadores, reconhecem oportunidades de se locupletarem sem nenhum risco e partem para o saque. Não como ladrões, mas como pessoas normais que sabem aproveitar oportunidades que se apresentem. Só que no caso dos políticos institucionalizaram as oportunidades, dando-lhes um caráter oficial. Daí as verbas de gabinetes, as indenizatórias, o nepotismo, os funcionários fantasmas e tantos mais.

Mesmo diuturnamente denunciados pela imprensa e por outros órgãos civis não se dão por achados e, não raro, debocham de todos nós com a mesma desfaçatez do saqueador de moto do caminhão.

Fiquei entristecido por ter que admitir que esses políticos representam sim a todos nós, com raras exceções. É uma falta de educação, de valores de moral e ética que assolam o país. Somente a educação pode mudar esse quadro. Infelizmente para se notar algum progresso vão se passar gerações.

Por isso é urgente que todos nós ao invés de tentar mudar os personagens do presente, a meu critério irrecuperáveis, devemos centrar esforços em educar os personagens do futuro. Sem descanso.

Quem sabe assim, lá na frente, ao invés de saquearem os caminhões, somente prestem atenção e socorro às vítimas dos acidentes.

3 Comments:

Blogger Unknown said...

Desculpe "Meus Ditos"... mas não viemos para comentar este post. Mas, sim, convidá-lo(a) a conhecer o nosso ambiente virtual. Que objetiva dar visibilidade às ações culturais de Jaboatão. Também temos um boletim informativo cultural, que prioriza as atividades na cidade. Caso goste da nossa proposta.. gostaríamos de contar com a sua divulgação. www.engenhocultural.wordpress.com ... Desde já, grato! João Paulo Seixas

10:26 PM  
Blogger meusditos said...

Pois não, está divulgado

www.engenhocultural.wordpress.com

Leiam e apoiem!

5:44 AM  
Blogger meusditos said...

No site do engenho cultural entrem em Sexta Cultural e vejam a programação de hoje.

5:50 AM  

Postar um comentário

<< Home