Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

sexta-feira, novembro 13, 2009

Por dois aminoácidos!

Estudo de cientistas da Universidade da Califórnia indica que dois aminoácidos da proteína do gene FOXP2 podem ser responsáveis pela fala do ser humano. A diferença dessas moléculas é a única no sistema da faculdade de falar em comparação com o dos chipanzés.

Fiquei matutando como só dois aminoácidos podem mudar tanto a evolução das espécies. Veja, por exemplo, a primeira dama. Ela não fala e por isso pode muito bem ser, no futuro, uma ancestral do “homo primusdamus”. Este ser evoluiu para trocar a fala , por exemplo, por análise de expressões faciais.

Dela, primeira dama, só conheço três: séria, sorrindo e rindo. Mas a nova espécie, no futuro, pode desenvolver uma sensibilidade tal que reconheça uma miríade de expressões entre as pontas daquelas que reconheci e por meio delas se comunique.

Pense também nessa juventude twiteira, orkuteira e tecladista em geral. Desenvolvem uma linguagem absolutamente nova que substitui não só a fala como o vocabulário atual, suprimindo sempre que possível as vogais. No futuro aqueles dois aminoácidos serão, para eles, completamente dispensáveis. Poderíamos chamar a nova espécie de “homo tecladus”. O mal dessa espécie é que só se comunicam entre si em suas subespécies tornando-se autistas tribais.

Eu mesmo há muito que tenho dificuldade de escrever a mão. Coisa mais esquisita. Quando cursava o primário aprendi caligrafia, imaginem. Quanto tempo jogado fora. Hoje se não leio o que escrevo imediatamente, alguns minutos mais tarde já não consigo entender meus garranchos.

E no meu caso a transferência genética foi de primeira geração: a escrita dos meus filhos tem uma caligrafia própria, a ogrática, um neologismo relativo a ogro. Principalmente o caçula que é médico classe sobejamente conhecida por seus hieróglifos.

Finalizando, lembre-se de, na próxima vez que encontrar um chipanzé, reverenciá-lo. Afinal para lhe desejar “bom dia” faltam-lhe apenas dois aminoácidos. Tente perscrutar suas feições e retribua-lhe com um simpático sorriso. Não esqueça que ele é primo da primeira dama.