Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

segunda-feira, outubro 26, 2009

Viver bem...


Viver bem é a melhor vingança, diz um provérbio basco. A partir de hoje vou adotá-lo como meu mantra. Vou repeti-lo toda manhã enquanto faço meu alongamento para me preparar para minhas braçadas no mar de Piedade.

Fico até meio encabulado de precisar de um pensamento positivo para começar meu dia a beira mar de uma praia maravilhosa. Mas talvez esse seja o motivo da precisão. A felicidade incomoda e atrai maus agouros. Nunca é demais isolá-los.

Melhor ainda do que ter um pensamento positivo é vivenciá-lo ostensivamente. Viver de bem com a vida, vendendo alegria e bom humor. É também a melhor maneira de identificar seus urubus. Eles não suportam vê-lo feliz e logo fazem um muxoxo e disfarçam desajeitadamente o incômodo com sua felicidade. Chega a ser hilário.

Aliás, uma coisa que tem me divertido ultimamente é identificar a simulação das pessoas. Na maioria dos casos são de um primarismo que causa pena. São tão óbvios em suas intenções que dissimulá-las só mesmo se lhe considerarem imbecil. E, invariavelmente, se revelam eles próprios os maiores dos imbecis. Ou maus caracteres. Ou ambos.

Para me divertir finjo que não vejo, que não percebo, e vou acompanhando para ver até onde conseguem levar a pantomima. Incrível como se tornam vulneráveis. Experimente dar uma estocada bem de leve, levíssima, e você verá explodir um vulcão em ataque de ira tentando, agora pela histeria, continuar com seu engodo.

Para os agouros do entorno, viver bem é a melhor vingança!