Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

quarta-feira, março 14, 2007

O intéprido cearense!

Esta foto tirei-a da varanda do apartamento onde moro, no domingo. Tomava eu uma cervejinha quando apareceu esta catraia chegando à areia.

Fiquei admirado. Tão cedo e o Ceará já chegava da pesca.

Ceará é o barraqueiro da praia aqui de frente. Já foi personagem dos meusditos.

Fora de temporada ou feriados não arma a barraca, sai para o mar para pescar. Sempre volta com umas bicudas. Vez por outra uma pescadinha e raramente pescada de 2 ou 3 quilos.

Sempre que nossas disponibilidades se cruzam, compro uma e levo direto para o forno.

Nascido em Limoeiro do Norte no Ceará, aos vinte e poucos anos, em 1986, pegou o rumo de São Paulo atrás de um irmão que morava em Guarulhos. Andando pela cidade, ao passar por uma tecelagem, viu a placa de precisa-se. Empregou-se, na hora, como ajudante de fiação.

Passou a morar sozinho e aprendeu de tudo um pouco: cozinhar, lavar, passar e paquerar.

Casou-se com uma viúva pernambucana, mãe de um filho, Lucas. Teve com ela uma filha, Jaqueline. Tinham um pequeno comércio, uma bodega e chegaram a ter até um sítio onde criavam porcos.

Foram assaltados duas vezes. A mulher exigiu que mudassem para Pernambuco.

Escolheram casa a uns mil metros da praia de Piedade e compraram o ponto da barraca na praia.

Ceará é hiper ativo, não para quieto. Tem um olhar brilhante de quase louco.

Outro dia, em sua barraca, vários fregueses gritavam seus pedidos ao mesmo tempo. Ceará não hesitou. Parou no meio das mesas, olhar em chamas, e berrou: “não atendo mais ninguém!”.

Foi uma gargalhada geral.

Pois foi nele que me inspirei para esses meusditos.

Um dia perguntei seu nome. Respondeu-me: "amigo, é questão de ótica. Em meus sonhos já fui corsário francês e pintor, em Limoeiro sou Francisco, o Miúdo. Aqui me chamam Ceará!"

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

e viva Danton!

11:18 AM  

Postar um comentário

<< Home